Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 1 - FILOSOFIA
A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:
a) o trecho se refere à via da verdade (ou via do ser, ou via do conhecimento, ou primeira via, ou via da aletheia, ou via do pensamento). Valor: 4,0 (quatro) pontos.
b) no trecho do Poema de Parmênides citado na questão, o candidato deve escolher e transcrever três adjetivos ? de seis possíveis ? vinculados à doutrina sobre o Ser do filósofo, quais sejam: ?incriado?, ?indestrutível?, ?completo?, ?imóvel?, ?nãodivisível? (ou ?indivisível?) e ?análogo? (ou ?todo análogo?). As explicações acerca
de cada um deles devem contemplar os seguintes elementos:
_ Incriado: o Ser não é criado porque o que É deve ser sempre. Ele é em sentido absoluto, sem que possamos atribuir-lhe um início, anterior ao que É. De fato, se teve um início, não pode ser, pois antes não era e teria que ser gerado pelo não-ser, o que é impossível.
_ Indestrutível: o que É nunca deixa de ser o que é.
_ Completo: o Ser é todo contínuo, que se basta e que é Ser, por igual, em toda a sua extensão. É idêntico a si mesmo e nada lhe falta.
_ Imóvel: o que É repousa em si mesmo. Nada o impele para fora de si, porque fora dele nada é. Ele está sempre em repouso e em equilíbrio, num todo inteiro e coeso.
_ Não divisível (ou indivisível): o Ser é uno, completamente idêntico a si mesmo, persistentemente fixo e indivisível. Só ele É e, portanto, nada poderia ser-lhe acrescido (o que o impediria de manter-se coeso), nem retirado (pois ele é todo pleno).
_ Análogo (ou todo análogo): o Ser é todo igual a si mesmo, em toda a sua extensão. Nada nele é diverso dele mesmo.
Valor: 12,0 (doze) pontos: 2,0 (três) pontos para cada adjetivo correto e 2,0 (dois) pontos para cada explicação correta.
Coerência, coesão, correção ortográfica. Valor: 4,0 (quatro) pontos.
Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 2 - FILOSOFIA
A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:
a) Guilherme de Baskerville defende a posição nominalista. Em sua fala, ele procura contradizer o realismo das essências expresso na fala de Adso (?o livro da natureza nos fala por meio de essências?), afirmando que as idéias que se usa para referir-se às coisas reais (o cavalo, p. ex.) bem como os sinais que nos remetem as essas idéias (os rastros na neve) são meros signos; ora, o nominalismo é a posição filosófica segundo a qual as idéias universais são apenas signos que usamos para referir-nos às coisas; as idéias universais não tem existência real.
A resposta certa ?nominalismo? vale 4 (quatro) pontos. Se o aluno definir o nominalismo corretamente, destacando os dois elementos, ?crítica do realismo das essências? e ?uso das idéias como meros signos?, ganha mais 4 (quatro) pontos (2 pontos para cada parte da definição)
b) Trechos da fala de Guilherme que corroboram a sua posição nominalista podem ser usados como elementos de justificativa:
1) ?as idéias eram puro signos?;
2) ?usam-se signos e signos de signos quando nos fazem falta as coisas?;
3) ?eram signos da idéia de cavalo as pegadas?;
4) Na fala de Adso: ?o tinha escutado falar com ceticismo das idéias universais e com respeito pelas coisas individuais?.
Cada elemento (itens
Se o aluno responder errado o item A, a citação desses elementos valerá no máximo 4 (quatro) pontos.
Serão distribuídos 4 (quatro) pontos de acordo com a coerência argumentativa do texto, a correção ortográfica e a clareza de expressão.
Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 3 - FILOSOFIA
A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:
1) O texto refere-se sobretudo ao princípio de causalidade
Se na resposta figura a palavra ?causalidade?, atribui-se 4 (quatro) pontos. Se, ao contrário, a resposta contiver ?semelhança? ou ?contigüidade?, atribui-se 1 (um) ponto.
2) A progressão do nosso conhecimento por inferência se funda sobre a experiência.
Se a resposta conter a palavra ?experiência?, ou ?hábito?, atribui-se 4 (quatro) pontos.
3) Segundo Hume, nosso conhecimento acerca das relações de causa e efeito é extraído da experiência. Nesse sentido, a pessoa que foi trazida de súbito a este mundo pode observar uma contínua sucessão de objetos empíricos, mas ela ainda não consegue inferir, a partir de um objeto percebido, o aparecimento de um outro, ou seja, mesmo que ela possua conhecimento a priori, eles são insuficientes para estabelecer relações de causa e efeito. A segunda pessoa, em virtude de aqui viver de longa data, já adquiriu a base da inferência, a qual é obtida mediante o hábito, ou seja, mediante a observação usual de seqüência de objetos empíricos. A partir do exercício dessa observação é que
ela denomina causa a um objeto percebido e designa como efeito o suposto objeto que a este sucederia.
Este item será avaliado em quatro partes:
a) À resposta que define ou comenta ?experiência? ou ?hábito? atribui-se 4 (quatro) pontos
b) Se a resposta indica ?inferência? como critério de distinção entre as duas pessoas, atribui-se 2 (dois) pontos. Se a resposta contém algum sinônimo de inferência, como, por exemplo, associação, ou se contém idéia equivalente, atribui-se 1 (um) ponto.
c) Se a resposta faz referência explícita à diferença entre as duas pessoas, atribui-se 2 (dois) pontos.
d) À coerência na argumentação serão distribuídos 4 (quatro) pontos.
Gabarito Final com Distribuição dos Pontos - Questão 4 - FILOSOFIA
A questão obedece a distribuição de pontos abaixo:
a) ?Moral de escravo?: este é um dos conceitos-chave do pensamento nietzschiano, conforme o programa do vestibular: ?a moral do escravo é caracterizada pelo ódio dos impotentes?. (4 PONTOS)
b) Há mais de uma frase ou expressão que pode ser retirada do texto para responder a esta pergunta, seguem abaixo alguns exemplo:
1) ?O cristianismo, por sua vez, esmagou e alquebrou completamente o homem, e o mergulhou como que em um profundo lamaçal?;
2) ?[...] no sentimento de total abjeção, fazia brilhar de repente o esplendor de uma piedade divina?;
3) ?[...] de tal modo que o surpreendido, atendido pela graça, lançava um grito de embevecimento e por um instante acreditava carregar o céu inteiro em si?. Observa-se, nesta frase, que o ?surpreendido? é o fraco que se acredita forte por ?carregar o céu inteiro dentro de si? (4 PONTOS)
c) O cristianismo, para Nietzsche, nega (4 PONTOS) o valor vida. Nesse sentido, nega igualmente tudo o que a ele se relaciona (saúde, criatividade, força). O objetivo de Nietzsche é revalorizar o equilíbrio entre as forças instintivas e vitais do homem que foram subjugadas pela filosofia socrático-platônica e pelas religiões. (4 PONTOS)
Mais 4 (quatro) pontos serão atribuídos pela argumentação, correção ortográfica e gramatical.