Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES - 2009
Filosofia

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES - 2009



Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São José - SC - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES - 2009  
11. Leia o enunciado apresentado a seguir e identifique a afirmação correta.
Os filósofos pré-socráticos quiseram compreender as lições da Natureza. Todo o espetáculo dramatizado diariamente pela Natureza era fantástico o suficiente para suscitar indagações. Por exemplo: como eram possíveis seres marinhos, como a terra produzia rochas e árvores e grãos? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente? Todos os fenômenos naturais eram misteriosos. Além disto, havia poucas palavras no vocabulário dos idiomas falados para designar fenômenos observáveis.

I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas as transformações.
II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas.
III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado.
IV. As indagações dos filósofos daquele tempo eram incipientes e pouco contribuíram para a ciência. O legado de Sócrates, Platão e Aristóteles é que deve ser considerado para obter conhecimentos sobre os fenômenos da natureza.
A sequencia correta é:

a) As assertivas I, II e IV estão corretas.
b) As assertivas I, II e III estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


12. A partir do enunciado, indique a afirmação correta.
Os filósofos pré-socráticos tinham como objetivo a busca do princípio único, o arché de todas as coisas. As suas especulações voltavam-se para o Universo e o Cosmo. Posteriormente Sócrates passou a inquirir sobre o próprio homem, no sentido de compreender o seu íntimo e a natureza de suas ações. O conhece-te a ti mesmo ou a autoconsciência do homem é o seu método de estudo. Depois disso, os filósofos nunca mais pararam de questionar sobre o homem e sua função na sociedade.
a) O conhece-te a ti mesmo de Sócrates constitui-se em uma abstração filosófica também ensinada pelos sofistas para determinar que o homem oriente-se por normas absoluta sobre o que é certo e o que é errado.
b) A afirmação está parcialmente correta, porque os estudos filosóficos iniciais voltavam-se para a compreensão de Deus e da natureza das coisas, ou seja, o pensar, o agir, o ser.
c) O texto deixa transparecer que a filosofia socrática prendia-se ao teocentrismo para explicar o fenômeno humano a partir da existência de Deus.
d) Da afirmação pode-se inferir que a Filosofia, a partir, de Sócrates, tornou-se antropocêntrica.


13. Leia o texto e assinale a alternativa correta.
Um conjunto das leis do pensamento, isto é, os princípios, as formas e as estruturas necessárias para pensar, as categorias, as ideias podem ser compreendidas como:
a) Raciocínio e modo de organizar o pensamento.
b) Mecanismos da mente para chegar à verdade.
c) Razão subjetiva.
d) Razão objetiva.


14. Leia o enunciado e assinale a afirmação correta.
Aristóteles foi o primeiro filósofo a fazer um estudo dos conceitos para descobrir as propriedades que eles têm quando produzidos pela nossa mente, como podem ser unidos e separados, divididos e definidos, e como é possível tirar conceitos novos de conceitos conhecidos anteriormente.( Battista Mondin. "Curso de filosofia". Paulus, p. 83)
a) O texto deixa explícito que se trata dos estudos sistemáticos de Aristóteles conhecidos como lógica.
b) O texto permite compreender que se refere ao silogismo de Aristóteles, constituído por três proposições: As duas primeiras denominam-se premissas e a terceira conclusão. Por exemplo: todas as baleias são mamíferos. Alguns animais são baleias. Logo, alguns animais são mamíferos.
c) A leitura do enunciado confirma que Aristóteles foi o grande organizador da natureza por meio dos estudos relacionados às quatro causas fundamentais das quais se ocupa a metafísica: material, formal, eficiente e final.
d) Do texto se infere que o autor aborda uma das formas de raciocínio denominada indução.


15. A partir do enunciado, indique a afirmação correta.
O homem possui uma dinâmica própria, que tende à verdade (inteligência), ao agir (vontade) e ao amor (amorosidade). E tende livremente, responsavelmente. O ser humano faz-se a si mesmo, enquanto as outras naturezas seguem o seu padrão predeterminado. A liberdade, porém, não implica anarquia nem desordem. Implica que o ser humano se autogoverna e busca ordem - isto é, a felicidade - livremente.
(Félix Ruiz Alonso et all. -Curso de ética em administração-. Atlas, p. 72)

I. O autor enfatiza destaca princípios e normas ligados à ética.
II. O texto trata especificamente da ética natural.
III. O enunciado trata apenas da busca da felicidade e da realização humana, de modo livre e responsável.
IV. Afirmar que o homem se autogoverna e busca ordem parece contraditório, uma vez que a tendência do ser humano é ser orientado, dirigido por seus superiores hierárquicos, autoridades e leis, por exemplo.
A sequencia correta é:
a) As assertivas I e II estão corretas.
b) As assertivas I, IIII e IV estão corretas.
c) As assertivas II, III e IV estão corretas.
d) Somente a assertiva IV está correta.


16. Leia o enunciado apresentado a seguir e identifique a afirmação correta.
O estudo do belo propõe observar a ordem e a simetria de tudo o que pode ser percebido pelos sentidos objetivos. Foi Alexander Gottlieb Baumgarten, filósofo alemão nascido em Berlim que realizou estudos a partir de 1750 sobre uma ciência da sensibilidade e do belo. Immanuel Kant utilizou seus livros como texto de aulas com base nos quais desenvolveu estudos sobre a questão das sensações e do gosto. David Hume também utilizou os mesmos estudos, a partir dos quais o gosto passou a ser compreendido como um responsável por discernir a beleza, dentro e fora de um objeto artístico. Os filósofos Hegel e Schelling igualmente incorporaram e aperfeiçoaram esses estudos utilizados em Filosofia da Arte.

I. O estudo do belo refere-se à estética.
II. Foi Alexander Gottlieb Baumgarten que introduziu pela primeira vez o termo estética, mas não foi o fundador da estética como ciência.
III. O texto é uma referência ao estudo da arte e do belo, simplesmente.
IV. Com base no texto, pode-se afirmar que qualquer investigação, análise, reflexão ou estudo acerca da arte e do belo é hoje denominado estética.

a) As assertivas I e II estão corretas.
b) Somente a assertiva I está correta.
c) Somente a assertiva III está correta.
d) As assertivas I, II e IV estão corretas.


17. Leia o enunciado e assinale a alternativa correta.
Um dos princípios da ciência desde o século XVII, tomando por base conteúdos filosóficos, ancora-se na premissa "duvide de tudo" como referência para aprender, distinguir e organizar o que aprendido, de modo a analisar problemas sistematicamente de acordo com as seguintes regras: 1) evidência; 2) análise; 3) síntese; 4) enumeração.
a) O princípio é, na verdade, uma extensão dos tratados aristotélicos sobre lógica e aprendizagem.
b) Tanto Descartes quanto Aristóteles afirmaram que os problemas devem ser analisados parte por parte. O texto evidencia aspectos do método dedutivo.
c) Trata-se da sistematização do conhecimento ou do método capaz de evidenciar, em ciência, como os seres humanos obtêm conhecimento.
d) Trata-se do método desenvolvido por René Descartes com primazia da lógica e da razão em detrimento do conhecimento intuitivo.


18. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
Nos tempos modernos há uma tendência de que os indivíduos levem uma vida tipicamente egocêntrica, competitiva, orientada para determinadas metas. Excessivamente preocupados com seu passado e o futuro, estão propensos a ter uma consciência limitada do presente e, assim, uma capacidade limitada para se satisfazer com as atividades ordinárias da vida cotidiana. Concentram-se na manipulação do mundo externo e medem seu padrão de vida pela quantidade de bens materiais, ao passo que se tornam cada vez mais alienados do seu mundo interior e incapazes de apreciar o processo da vida. (Fritjof Capra. "O ponto de mutação". Cultrix. P. 371)

a) Trata-se de uma abordagem ácida sobre o comportamento das sociedades modernas alienadas ou esquecidas da sua natureza meramente humana.
b) O autor é contundente na sua observação ao afirmar que os indivíduos da cultura ocidental estão orientados para ampliar sua percepção da realidade.
c) O texto alude aos indivíduos que agem de acordo com o paradigma cartesiano.
d) O autor indica que é necessário ensinar o holismo para enfatizar o paradigma cartesiano de visão conformista da experiência humana.


19. Leia o texto e assinale a alternava correta.
No processo de conhecer, o homem se apropria, de certo modo, da coisa conhecida. Se é uma apropriação física, como por exemplo, um determinado tipo de som ou um a onda de luz que acarretam uma alteração qualquer nos seus sentidos, ele passa a ter um conhecimento de certa natureza. Se não for uma apropriação física, esse outro conhecimento deve ser o resultado da relação consciência e objeto, sujeito e objeto.
a) Na verdade, o homem não se apropria de tudo o que lhe é dado conhecer, porque nem tudo o que o homem aprende pode conferir-lhe a capacidade de aplicá-lo em um trabalho.
b) A partir do momento que o homem se relaciona com algo, seja o que for, produz um conhecimento apropriado fisicamente e não de outro modo.
c) O texto permite deduzir que o primeiro exemplo refere-se ao conhecimento intelectual. O segundo exemplo refere-se, portanto, ao chamado conhecimento intuitivo - exclusivo dos seres humanos.
d) O texto permite deduzir que o primeiro exemplo refere-se ao conhecimento sensível. O segundo exemplo refere-se, portanto, ao chamado conhecimento intelectual - exclusivo dos seres humanos.


20. Assinale a alternativa INCORRETA.
Vivemos hoje num mundo globalmente interligado, no qual os fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais são interdependentes. O indivíduo deve servir-se da integração dos saberes para construir sua episteme por meio da interdisciplinaridade.
Esta recomendação remete à doutrina que considera o mundo como um sistema de relações entre meios e fins.
a) A leitura destaca o conceito de Teleologia associada ao enfoque holístico.
b) A aquisição de conhecimentos diversificados permite sair da pura causalidade que tem sido o paradigma da ciência.
c) O texto trata da necessidade do ensino de Filosofia em face das suas qualidades holísticas e interdisciplinares, já que a Filosofia é o nascedouro de todas as ciências.
d) A afirmação evidencia a necessidade de complementar os saberes das diversas áreas do conhecimento e remete à Teoria Geral dos Sistemas do biologista teórico Ludwig von Bertalanffy.


21. Assinale a alternativa correta sobre a verdade e a racionalidade de uma ideia. As ideias só seriam racionais e verdadeiras se fossem intemporais, perenes, eternas, as mesmas em todo tempo e em todo lugar. Uma verdade que mudasse com o tempo ou com os lugares seria mera opinião, seria enganosa, não seria verdade. A razão, sendo a fonte e a condição da verdade, teria também que ser intemporal.

a) Quando digo "eu acho que", "eu penso que", "eu não gosto de" emito uma opinião contrária à verdade. Mas se eu disser "eu gosto de", "eu sei que", "isto é assim porque", estarei sustentado na verdade.
b) Quando digo "eu acho que", "eu gosto de", "eu não gosto de" emito uma opinião contrária à verdade. Mas se eu disser "eu penso que", "eu sei que", "isto é assim porque", estarei sustentado na verdade.
c) Quando digo "eu acho que", "eu gosto de", "eu sei que" emito uma opinião contrária à verdade. Mas se eu disser "eu penso que", "eu não gosto de", "isto é assim porque", estarei sustentado na verdade.
d) Quando digo "isto é assim porque", "eu gosto de", "eu não gosto de" emito uma opinião contrária à verdade. Mas se eu disser "eu penso que", "eu sei que", "eu acho que", estarei sustentado na verdade.


22. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. Desde a Segunda Guerra Mundial ressurgiu um interesse pelo estudo da Filosofia para rediscutir as relações entre ética e política em face da necessidade dos povos de conquistar direitos, libertar-se do fenômeno do totalitarismo e de lutar contra ditaduras, por exemplo. De tal sorte que gradualmente os conteúdos filosóficos gradualmente ganham importância no ambiente escolar, na mídia, nas discussões cotidianas, nos discursos e propostas dos governantes.

a) O fascismo é considerado um sistema totalitário antidemocrático que ainda exerce influência em alguns países do Cone Sul.
b) No Brasil, a luta pela democracia acendeu os ânimos do povo de modo mais acentuado a partir de 1985, embalados por mudanças de ordem política anunciadas por intelectuais e políticos com acesso aos meios de comunicação e à imprensa.
c) O texto não retrata a realidade, uma vez que o ensino de Filosofia é incipiente e está distante da realidade social, econômica e política.
d) Os conteúdos filosóficos ainda não alcançam os movimentos por direitos dos negros, índios, mulheres, idosos, homossexuais, crianças e os excluídos econômica e politicamente.


23. Assinale a alternativa correta relativa ao texto a seguir:
A dignidade da pessoa, o direito de propriedade, a primazia do trabalho, a solidariedade, a subsidiariedade e a primazia do bem comum constituem:

a) A ética social.
b) Condições que os governantes devem oferecer a todos os cidadãos.
c) Valores que devem ser conquistados por todos os cidadãos.
d) Padrões comportamentais desejáveis no ambiente familiar, no convívio social e no ambiente de trabalho.


24. Assinale a alternativa correta sobre o texto a seguir:
A lógica era a parte que estudava os meios de adquirir o conhecimento, os métodos do pensamento humano. A física era o conjunto de nosso saber acerca de todas as coisas, fossem quais fossem. Todas as coisas, e a alma humana entre elas, estava dentro da física... a ética era o nome geral com que se designavam todos os nossos conhecimentos acerca das atividades do homem; o que o homem é, o que o homem produz, que não está na natureza, que não forma parte da física, mas antes é feito pelo homem. O homem faz o Estado, vai à guerra, tem família, é músico, escultor; (...)
(Manuel Garcia Morente. "Fundamentos de filosofia: lições preliminares". Mestre Jou, p.26-29)

a) As ciências particulares, ainda que se constituam com autonomia, mantêm vínculos estreitos com a filosofia.
b) A partir do século XVIII a filosofia se consolida ao reunir em si vários saberes.
c) O texto trata sobre conteúdos filosóficos que perduraram até fins do século XIX.
d) O texto trata sobre divisões da filosofia à época de Aristóteles.


25. Assinale a alternativa correta com base no texto a seguir:
O ser humano pode resolver os conflitos presentes em uma sociedade por meio de instituições criadas por ele próprio. É mais inteligente que assim o faça. A criação de instituições tem o poder de fazer emergir a razão e a verdade - elementos suficientemente poderosos para mediar conflitos.

a) As instituições têm o poder de intermediar conflitos por intermédio do espaço público, participativo e democrático.
b) A superação de conflitos exige diálogo sustentado em poder, determinação e o cumprimento do que convencionado pelas instituições.
c) O homem pode criar instituições por necessidade ou por medo de morrer, com a finalidade de estabelecer ordem e limite aos conflitos.
d) O texto alude a inteligência e à diplomacia tão importantes na mediação de conflitos.


26. Assinale a alternativa correta sobre o vazio de todos os sistemas filosóficos após a primeira guerra mundial, o que obrigou a uma renovação substancial da filosofia no sentido de conceber uma análise minuciosa da experiência cotidiana em todos os seus aspectos teóricos e práticos, individuais e sociais, instintivos e intencionais, mas sobretudo os aspectos irracionais da existência humana.
a) A renovação filosófica a que o texto refere é o Existencialismo.
b) O texto refere-se ao idealismo representado por Hegel como um dos seus maiores expoentes.
c) Trata-se do Neopositivismo de Bertrand Russell e de Karl Popper.
d) Na verdade o texto remete ao pensamento de Karl Marx, representados pelo próprio Marx, por Antônio Gramsci, por Herbert Marcuse e por Ernst Bloch com sua nova concepção de homem.


27. Leia o enunciado e assinale a alternativa correta. Indique o primeiro tratado que faz relação entre filosofia e política:

a) O Espírito das Leis, deCharles de Montesquieu
b) O Leviatã, Thomas Hobbes.
c) A República, de Platão.
d) Dois tratados sobre o governo, John Locke


28. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada ao texto a seguir:
Um dos métodos filosóficos mais conhecidos é a simulação de desconhecer um assunto para interrogar os interlocutores, de modo a extrair certo conhecimento para amplia-lo, refuta-lo ou corrigi-lo. Por esse processo de difícil execução, os interlocutores têm a oportunidade de encontrar seus limites intelectuais, defrontar-se com suas contradições, rever conceitos e aprender.

a) Em um diálogo, o método utilizado é o de levar o interlocutor a admitir ignorância sobre suas afirmações.
b) Maiêutica.
c) É o processo de extrair da alma a sabedoria divina.
d) Consiste no método do "conhece-te a ti mesmo".

29. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.
Sendo todas as coisas causadas e causadoras, ajudadas ou ajudantes, mediatas e imediatas, e sustentando-se todas por um elo natural e insensível que une as mais distantes e as mais diferentes, considero ser impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tampouco conhecer o todo sem conhecer particularmente as partes.
(Edgar Morin. "Os sete saberes necessários à educação do futuro, apud Pascal, Pensées". Unesco, p. 37.)

a) O texto trata da adequação da educação aos novos tempos.
b) O texto remete às relações entre os o contexto e a evolução cognitiva.
c) O texto remete às relações entre os saberes global e o multidimensional.
d) O texto remete às relações entre os saberes global, o multidimensional e o complexo.


30. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta.

O ensino de filosofia para crianças, jovens e adultos dificulta a que a maioria deixe de prestar atenção ou de vigiar o discurso dos políticos. Sabe-se que as elites sempre apregoam, por meio dos veículos de comunicação ou mesmo em reuniões fechadas, reconhecer o povo, preocupar-se com o povo e com o cidadão comum, principalmente o pobre que busca ser tratado com dignidade. Contudo, tem-se verificado que as elites muitas vezes manifestam um tratamento dissimulador e enganador, sem que a maioria o perceba.

I. O texto versa sobre a arte da retórica - um tratado escrito por Aristóteles (384-322 a.C.).
II. O texto trata sobre o uso de semiótica que alcança os lares por meio dos veículos de comunicação.
III. É certo que no caso da construção da linguagem discursiva, são usados dois elementos fundamentais que proporcionam uma eficiência robótica ao discurso: a argumentação e a retórica.
IV. A retórica vai além do ato de falar: compreende a forma escrita, visual ou oral.

a) Somente a assertiva IV está correta.
b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.
c) As assertivas I, III e IV estão corretas.
d) Somente a assertiva I está correta.

GABARITO:
11 - B
12 - D
13 - C
14 - A
15 - A
16 - D
17 - D
18 - C
19 - D
20 - C
21 - B
22 - B
23 - A
24 - D
25 - C
26 - A
27 - C
28 - D
29 - D
30 - C




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