Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP - USCS - 2009
Filosofia

Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP - USCS - 2009



Prova e Gabarito - Professor de Filosofia - Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul - SP - USCS - 2009  
1. Para os gregos, o mito era um discurso pronunciado para pessoas que acreditam ser verdadeira a narrativa apresentada. Os cantores ambulantes davam forma poética aos relatos populares e os recitavam de cor em praça pública. Sobre os mitos é correto afirmar-se que:
A) O mito fazia um apelo à razão do ouvinte.
B) O mito era considerado uma narrativa sagrada.
C) A narrativa mítica não trazia sabedoria sobre o universo humano, pois colocava em cena deuses e heróis.
D) No mito, a razão se sobrepõe ao elemento fantástico.

2. No século VI a.C., condições sociais e econômicas favoreceram o surgimento da filosofia na Grécia. Dentre estas mudanças pode-se mencionar:
A) A estruturação do mundo rural, desenvolvimento do sistema escravagista e o estabelecimento de uma aristocracia proprietária de terras.
B) A expansão da economia local fundada no desenvolvimento do artesanato, o fortalecimento dos "demos" e da organização familiar patriarcal.
C) As disputas entre Atenas e Esparta, o desenvolvimento de Mecenas e do comércio jônico.
D) O uso da escrita alfabética, as viagens marítimas e a evolução do comércio e do artesanato.

3. Das alternativas dadas abaixo sobre os pré-socráticos, está correta:
A) Heráclito identificou a arché, o princípio fundamental de tudo, com o fogo.
B) Anaximandro vê a origem de todas as coisas na mudança do elemento primordial.
C) Parmênides atribui a origem de tudo ao movimento.
D) Empédocles via a compreensão do universo no movimento.

4. Os sofistas, considerados sábios, viveram na Grécia no século V a.C. Eles desenvolveram um ensino itinerante e costumavam cobrar por seus ensinamentos. Interessados na paidéia, os sofistas formaram um currículo, o qual se compunha de:
A) gramática, metafísica e dialética.
B) gramática, retórica e dialética.
C) retórica, astronomia e apologética.
D) gramática, retórica e apologética.

5. Protágoras foi considerado um dos mais importantes sofistas. Para ele,
A) A areté, a virtude, encontrava-se no interior de cada um.
B) O homem era a medida de todas as coisas.
C) O homem livre é aquele que dizia o que considerava verdadeiro, sem preocupação com o raciocínio na argumentação.
D) A ironia era parte indispensável na persuasão.

6. Sócrates foi considerado um dos maiores sábios da humanidade. Nada deixou escrito. Suas idéias foram divulgadas por dois de seus discípulos, Xenofonte e Platão. O ponto de partida da filosofia socrática encontra-se no fato de que:
A) A verdadeira filosofia encontra-se na physis, na natureza, cabendo ao homem buscá-la com todos os seus esforços.
B) A verdade não está ao alcance dos seres humanos.
C) O primeiro passo em direção à verdade é o reconhecimento da ignorância.
D) A aquisição do conhecimento se dá por meio da retórica.

7. A chave da compreensão do pensamento político, epistemológico, ético e espiritual de Platão encontra-se:
A) No mundo das idéias, o qual existe de forma absoluta.
B) No mundo sensível, indispensável ao conhecimento do mundo.
C) No mundo das idéias, relacionado ao imaginário do ser humano.
D) O hiperurânio, ou mundo psicofísico do ser humano.

8. No pensamento platônico, doxa e episteme apresentam-se como conceitos distintos, pois:
A) Doxa é o conhecimento perfeito e episteme o pensamento típico dos sofistas.
B) Doxa retrata a razão e episteme o desejo, a imperfeição.
C) Doxa retrata a eternidade e episteme a temporalidade.
D) Doxa é o conhecimento imperfeito e episteme é a ciência, o conhecimento por excelência.

9. A partir do século II, surge a Patrística cujos objetivos eram o de converter os pagãos, combater os hereges, opositores da fé cristã e justificar a fé. O principal nome da patrística foi Santo Agostinho (354-430). Para Agostinho, o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas. Tal concepção relaciona-se, no autor, a:
A) Apologética.
B) Metafísica.
C) Teoria da iluminação.
D) Teoria da inspiração.

10. O pensamento tomista buscou fazer uma grande síntese da fé e da razão a partir do século IX. Seu grande expoente foi São Tomás de Aquino, o qual fundamentou sua filosofia nas concepções,
A) Platônicas.
B) Agostinianas.
C) Aristotélicas.
D) Pré-socráticas.

11. O método cartesiano buscava ser universal e marcado pelo rigor matemático e geométrico, buscando-se um conjunto de conhecimentos seguros para as ciências. Tal método consiste em quatro regras básicas, quais sejam:
A) observação, comprovação, racionalização e síntese.
B) observação, racionalização, controle e sistematização.
C) evidência, sistematização, observação e síntese.
D) evidência, análise, síntese e controle.

12. Sobre as "ideias" no empirismo de John Locke, pode-se afirmar:
I. As idéias simples podem ser de sensação ou de reflexão.
II. As idéias complexas são fruto dos vários modos de operação que a mente humana exerce sobre as idéias simples.
III. As idéias de modo estão sempre relacionadas a uma substância.
IV. As idéias de relação nascem do confronto e comparação a que a mente humana submete as idéias entre si.
Estão corretas:
A) todas.
B) apenas I e II.
C) apenas I, II e III.
D) apenas II, III e IV.

13. A política, a partir de Nicolau Maquiavel, vai se emancipando da ética religiosa, tornando autônoma e laica. Marca, ainda, o pensamento político do autor, o fato dele ser:
A) Utópico.
B) Realista e Utilitarista.
C) Libertário.
D) Conservador.

14. Sobre o pensamento político de Thomas Hobbes, é incorreto afirmar-se que:
A) Os homens no estado de natureza têm propensão à anarquia.
B) O poder soberano deve ser absoluto, ilimitado.
C) Não é possível ao súdito julgar se o soberano é justo ou injusto.
D) No jus naturale, estado de natureza, os homens têm o poder limitado pela sociabilidade.

15. Em Ética a Nicômaco, Aristóteles desenvolve a substância do seu pensamento ético. Para ele, a prudência (phronesis) é que possibilita ao homem escolher entre o bem e o mal para si. Aristóteles defende, ainda, que:
A) A virtude se encontra na justa medida e na vida ascética.
B) O fim último da vida humana é a felicidade que se encontra na busca dos próprios interesses.
C) A virtude se encontra na justa medida e o fim último da vida humana é a felicidade.
D) A alma racional deve se sobrepor à alma irascível.

16. No século XVIII, a moral se torna laica e secularizada. Neste contexto, os Iluministas acreditavam que a capacidade humana de conhecer e agir procedia da "luz da razão". Além da razão, a norma moral passa a ser justificada:
A) Pela lei natural e pela tradição.
B) Pela lei natural e pelo interesse.
C) Pela tradição e pela religião.
D) Pela fé e pelo interesse.

17. Em Kant, existem duas formas de manifestação da razão: a razão teórica e a razão prática. A razão prática acaba por ser o complemento da razão teórica. A razão prática é regida pela vontade e liberdade dos homens, tendo por instrumento principal:
A) O imperativo hipotético, o qual se resume na sentença: Aja de tal maneira que tua ação retrate a integridade pessoal.
B) O imperativo categórico, o qual se resume na sentença: Os fins justificam os meios.
C) O imperativo hipotético, o qual se resume na sentença: Na dúvida, não faças julgamentos entre o bem e o mal.
D) O imperativo categórico, o qual se resume na sentença: Age de tal modo que a máxima de tua vontade possa sempre valer simultaneamente como um princípio para uma legislação geral.

18. Em Nietzsche, pode-se encontrar uma das críticas mais veementes à cultura e aos valores ocidentais. Para ele, o pensamento Ocidental se desenvolveu a partir da tensão entre dois elementos presentes na arte e na literatura grega: o apolíneo e o dionisíaco. Assim sendo, pode-se dizer que:
A) O elemento dionisíaco representa a forma, a harmonia, a racionalidade.
B) O elemento apolíneo representa a quebra das regras, a alegria, o ritmo.
C) O super-homem é uma manifestação da dimensão apolínea da vida.
D) O elemento dionisíaco representa a quebra das regras, a alegria, a embriaguez e a exuberância.

19. "A existência precede a essência". O que melhor define esta frase de Sartre é:
A) Primeiro o homem existe, depois se define.
B) O homem é o que ele concebe e não o que ele faz.
C) O homem é "em si"e não "para si".
D) A vida de um homem está ligada à sua essência.

20. A Escola de Frankfurt, representada, dentre outros, pelos jovens judeus marxistas Adorno, Marcuse e Horkheimer, desenvolveu o conceito de razão instrumental. Por tal conceito entende-se:
A) O pensamento crítico capaz de avaliar as contradições da existência humana.
B) A razão como critério de escolha, instrumento para fazer julgamentos entre o certo e o errado, o bem e o mal.
C) A degeneração da racionalidade humana, que escraviza os seres humanos e está a serviço do poder.
D) A razão como fonte de conhecimento e de interpretação do real.

21. O termo indústria cultural foi utilizado pela primeira vez por Adorno e Horkheimer. Relaciona-se à idéia de indústria cultural:
I. Cultura humana colocada a serviço da manipulação das consciências.
II. Manipulação ideológica com o objetivo de seduzir os espectadores em vários níveis psicológicos.
III. Cultura de massa e cultura popular.
IV. A criticidade e aceitação dos valores consumistas divulgados pelos mass media, os meios de comunicação de massa.
Está (ão) incorreta (s):
A) apenas I e III.
B) apenas II e III.
C) apenas II e IV.
D) apenas III.

22. A Teoria da Ação Comunicativa busca uma análise epistêmica da racionalidade como sistema operante da sociedade. Tal racionalidade é vista como mediada pela linguagem e pela capacidade de comunicação dos sujeitos. A Teoria da Ação Comunicativa foi desenvolvida por:
A) Foucault.
B) Habermas.
C) Sartre.
D) Walter Benjamin.

23. Heidegger busca em Ser e Tempo desenvolver uma teoria do ser. Neste sentido,
A) O Ser encontra-se limitado pelas estruturas sociais.
B) Ser e Ente aparecem como sinônimos.
C) O Ser está em toda parte, é comum a tudo e engloba tudo.
D) O Ser-no-mundo é determinado pelo livre arbítrio.

24. A teoria política de Santo Agostinho foi fundamentada na teoria platônica pelo desprezo do mundo material. Em Cidade de Deus, Agostinho defende a idéia de que:
A) O Estado era o instrumento de Deus para a consecução da justiça.
B) O poder do Estado era superior ao poder da Igreja.
C) Poder espiritual e poder temporal são indistintos.
D) A Cidade de Deus era formada pela comunidade dos cristãos.

25. Para Francis Bacon, a mente humana estava povoada por ídolos, sendo que somente o conhecimento poderia libertá-la dos mesmos. Dentre estes ídolos encontram-se os ídolos do foro. Estes ídolos se relacionavam a:
A) Linguagem humana.
B) Adesão a sistemas filosóficos.
C) Convicções íntimas dos indivíduos.
D) Própria natureza humana.

GABARITO:
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