41. Considerando que na investigação científica acontecimentos e processos são apresentados como especificações de leis e de teorias gerais que anunciam padrões invariáveis de relações entre fenômenos, é correto afirmar que o objetivo principal da ciência é o(a)
(A) estabelecimento de relações pela aproximação dos fenômenos e dos processos que diferem entre si de modo essencial.
(B) imposição de padrões de conhecimento a respeito do comportamento dos fenômenos observáveis.
(C) busca da inteligibilidade dos fenômenos para satisfazer o anseio de compreendê-los por meio de estudos metódicos.
(D) sua aplicabilidade por intermédio da tecnologia visando exclusivamente ao bem-estar da humanidade.
(E) observação empírica dos fenômenos para ajustá-los teoricamente de modo contingente.
42. (questão de teoria do conhecimento) - Em geral, para filósofos modernos a verdade é entendida como a correspondência entre a idéia e o ideado. De acordo com essa concepção, a verdade se conceitua como o(a)
(A) reflexo invertido das coisas sobre o intelecto.
(B) reprodução fiel do próprio objeto em questão.
(C) analogia entre a idéia e a coisa conhecida.
(D) adequação entre a idéia e estrutura do objeto conhecido (estudado).
(E) consenso permanentemente revisto, obtido por meio de um diálogo qualificado entre os sujeitos cognoscentes.
45. Na contemporaneidade, uma das mais marcantes concepções acerca das possibilidades da ação moral vincula-se à idéia de uma razão comunicativa. Sobre essa idéia, julgue as afirmações abaixo:
I A razão comunicativa permanece presa aos condicionantes da razão prática moderna, isto é, aos agentes considerados individual ou coletivamente.
II O que propicia a razão comunicativa é a mediação lingüística, por meio da qual as relações entre os sujeitos ocorrem e o modo de vida contemporâneo se estrutura.
III A razão comunicativa somente pode ser entendida como uma capacidade subjetiva, capaz de dizer aos agentes o que devem realizar.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
(A) apenas a I
(B) apenas a II
(C) I e II
(D) II e III
(E) I e III
43. Para o pensamento grego, de um modo geral, a arte (poíesis) significa produção, fabricação, o que é um significado complexo, chegando a extrapolar os limites do puramente artístico. Acerca dessa noção é apropriado afirmar que
(A) a produção consiste, de modo derivado, na doação de forma à matéria pré-existente, em estado de mera possibilidade.
(B) a arte (poíesis), enquanto processo produtivo, pressupõe o que se denomina, habitualmente, de técnica, porém ela não encontra na criação de uma obra a sua devida realização.
(C) o produzir possui o sentido de algo que não instaura e não organiza uma nova realidade.
(D) a esfera da produção, para os gregos, não depende de elementos cosmológicos e metafísicos para garantir a sua inteligibilidade.
(E) a arte corresponde à prévia disposição que permite alguém agir de maneira adequada, orientando-se pela compreensão, também antecipada, do que pretende ser produzido.
44. No início do século dezenove, mais precisamente com Hegel, a arte é concebida no interior do domínio do absoluto, isto é, da verdade enquanto tal e dos elementos que a expõem. Tendo em vista essa concepção, é correto afirmar:
(A) O absoluto não se expressa, de uma vez por todas, no domínio artístico.
(B) Ao apresentar o absoluto sob forma sensível, isto é, concreta e singular, a obra de arte não efetiva a transfiguração da realidade.
(C) Na atividade artística, apenas alguns de seus traços essenciais estão ligados ao ser verdadeiro.
(D) A beleza é, enquanto produto da arte, manifestação sensível do absoluto.
(E) Na arte, a totalidade que se torna aparição cumpre suficientemente suas determinações.
41 C
42 D
43 B
44 E
45 D
Fonte: http://questoesdefilosofiadaufpa.blogspot.com/2011/12/2009-pssupfa.html