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Filosofia

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25. Descreve-se o processo que dá origem à filosofia moderna como uma virada temática radical que tem entre suas referências mais importantes o Discurso do método, de Descartes. O filósofo e matemático inicia suas reflexões acerca da ciência duvidando da realidade objetiva de tudo, até reconhecer no pensamento uma instância cognitiva segura e indubitável. Ele descobre assim a importância da subjetividade e faz dela o grande tema de sua teoria do conhecimento.

De acordo com o exposto, é correto afirmar
(A) Sem a descoberta da subjetividade, seria impossível a ciência moderna da natureza como conhecimento empírico.
(B) A ciência, de Descartes até os nossos dias, exige o aprofundamento da compreensão de nossa subjetividade.
(C) Não há como conceber o que venha a ser um método rigoroso antes da descoberta cartesiana da cogito.
(D) Descartes assenta definitivamente a ciência moderna sobre a tese relativista de que o homem é a medida para todas as coisas.
(E) Sem as funções lógicas do pensamento, não há como garantir a validade objetiva do nosso conhecimento.

26 Uma das funções mais importantes da ciência é a de prever, baseada no consistente conhecimento de redes causais entre fenômenos passados, novos acontecimentos futuros. De acordo com isso, julgue as afirmativas abaixo considerando a dificuldade de reconhecimento epistemológico das ciências humanas.

I. Diferente das ciências da natureza, as ciências humanas não tratam, propriamente, de fenômenos.
II. Diferente das ciências da natureza, em que compor redes causais é descrever elos sucessivos controláveis, as ciências humanas interpretam ocorrências correlacionadas sem poder controlá-las
III. Embora a noção de experimentação como base para inferências, em ambas, seja a mesma, no caso das ciências humanas os experimentos que fornecem o apoio para os nossos raciocínios devem ser livres.
IV. Enquanto as ciências da natureza fazem projeções seguras, as ciências humanas lidam com expectativas.
V. Enquanto a base de certeza das ciências da natureza é a matemática, não há como reduzir fenômenos humanos a quantidades.

São corretas as afirmativas
(A) I e V. 
(B) II e III. 
(C) II e IV.
(D) IV e V.
(E) II, IV e V.

27 Toda teoria científica é uma tentativa de unificar proposições gerais concernentes a fenômenos em um campo especializado. Mas a forma como isso se dá pode ser interpretada de diferentes maneiras. Em vista disso, julgue as afirmativas:

I. Para as vertentes racionalistas, uma teoria científica é, por natureza, um sistema dedutivo com o qual tentamos explicar fatos observáveis.
II. Para as vertentes empiristas, embora os sistemas teóricos formem estruturas lógicas em si mesmas autônomas, a forma dessa autonomia é inferida de experiências particulares acumuladas com o tempo.
III. Para as vertentes racionalistas, o mundo pode ser reduzido a um sistema lógico-matemático no qual se abstrai, como dispensáveis, todas as manifestações aparentes dos fenômenos observáveis.
IV. Para as vertentes empiristas, as teorias científicas são proposições de unidades explicativas para fenômenos, mas têm um caráter meramente geral provisório.
V. Para as vertentes racionalistas, as nossas experiências sensíveis, por serem enganosas e
muitas vezes ocasionais, estão totalmente fora do domínio de explicação científica.

São corretas as afirmativas

(A) I, II e V. 
(B) II e IV. 
(C) I, III e V.
(D) I e IV.
(E) I, II e IV.

28 Apesar da importância da idéia de finalidade para a Ética, segundo Aristóteles, não é pela escolha dos fins que revelamos nossa disposição moral. Isso se deve ao fato de

(A) os fins mais elevados estarem acima da nossa vontade.
(B) os nossos desejos serem, na maioria da vezes, irracionais e involuntários.
(C) serem os meios aquilo acerca do que deliberamos e escolhemos voluntariamente.
(D) só deliberarmos sobre aquilo que desejamos.
(E) ao escolhermos os fins, automaticamente, escolhermos os meios para atingi-los.

29. De acordo com Kant não existe uma ética da felicidade. Julgue as afirmativas abaixo com base no que Kant considerava felicidade.
I. Só pode ser pensada em conexão com condições empíricas do exercício do nosso arbítrio.
II. É um princípio unificador dos fins de nossas inclinações.
III. Impõe à razão a tarefa de fornecer para nossas ações leis meramente pragmáticas.
IV. É um estado de espírito inalcançável neste mundo.
V. É uma obrigação do Estado. São corretas as afirmativas

(A) I, V e III.
(B) I, II, III.
(C) I, II, IV e V.
(D) III, IV e V.
(E) I, II, III e V.

30 A expressão ?experiência estética? é comum na filosofia da arte contemporânea. Mas ela pode conter ambiguidades, pois ambos os termos que a formam estão, desde os gregos, ligados à teoria do conhecimento e da ciência, e não à filosofia da arte.Diante disso, analise as afirmativas sobre a relação entre os termos estética e experiência.

I - Em filosofia da arte, trata-se de uma conexão meramente simbólica e indireta.
II. Em teoria da ciência, trata-se de um vínculo arbitrário porque é impossível ao cientista querer explicar o mundo sem levar em conta a experiência.
III. Em filosofia da arte, as expressões têm a ver com a determinação de uma unidade para a experiência, que é independente de conceitos.
IV. Em teoria da ciência, as expressões indicam as bases para um juízo de valor e qualitativo.
V. Em filosofia da arte, as expressões indicam o caráter essencialmente intuitivo da base para nossos juízos.

São corretas as afirmativas
(A) I e II. 
(B) I e V. 
(C) I, II e V.
(D) II, III e IV
(E) III e V.

31 Todo juízo estético ou de gosto é, de acordo com sua estrutura lógica, uma forma singular de pensamento. Isso se deve ao fato de que 

I. o juízo estético, por definição, é um juízo de experiência, e a experiência sempre nos oferece
objetos particulares.
II. o juízo estético é um juízo objetivo e de modo algum abstrato.
III. o juízo estético é uma modalidade de pensamento que depende da percepção de um objeto que é exclusivo.
IV. o juízo estético é uma modalidade de pensamento que nunca pode ser antecipado por conceito algum.
V. no juízo estético temos uma modalidade de pensamento inteiramente livre de regras.

Estão corretas as afirmativas
(A) I e III.
(B) II e V.
(C) III, IV e V.
(D) I, II e IV.
(E) I e IV.

32 Aceita-se, principalmente após Kant e Hegel, que o objeto artístico é tanto mais real quanto se apresenta como objeto ideal. A consequência lógica dessa interpretação acerca da natureza de tal objeto é:

I. Todo e qualquer objeto de arte, na medida em queé autêntico, é uma idealidade.
II. No objeto de arte, mesmo a sua matéria sensível é pura forma.
III. No objeto artístico a forma subordina o conteúdo material.
IV. O objeto artístico não depende das nossas sensações e percepções imediatas.
V. Para produzir seu objeto, o artista só depende de sua imaginação.

São corretas as afirmativas
(A) I e II.
(B) I e V.
(C) I, III e V.
(D) I e III.
(E) II e IV.





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